Avançar para o conteúdo principal

O clima!


Facto nº 1

-O clima está a mudar

Facto nº 2

-NINGUÉM sabe porquê

Facto nº3

-O conteúdo de carbono na atmosfera não é um indicador absoluto, é apenas um factor, entre inúmeros, num sistema tão complexo, que ainda não fazemos ideia de como funciona! A juntar ao carbono temos a irradiação solar, as correntes oceânicas, só para dizer dois dos mais importantes e que não são levados em conta

Facto nº 4

Através das amostras de gelo da Antárctida sabemos que há 150.000 anos atrás a temperatura média do planeta era cerca de 18º superior ao que é actualmente

Facto nº 5

Apesar de soarmos os alarmes todos porque temos 400 partes por milhão de átomos de carbono na atmosfera, na época dos dinossáurios o conteúdo de carbono era cerca de 1200 partes por milhão, o triplo do actual

Facto nº 6

Parece haver uma regressão nas áreas desérticas do planeta, com a desflorestação a estar longe (bem como o conteúdo de carbono na atmosfera) daquilo que era previsto há 30 ou 40 anos atrás. Isto tem deixado cientistas a coçar a cabeça, sendo que alguns estudos apontam para o aumento de carbono na atmosfera como o motor por trás desta expansão vegetal


É bom irmos para as redes sociais e passarmos por boas pessoas por defendermos aquilo que à partida nos parece óbvio e lógico! Mas, quando não compreendemos algo, podemos não passar de D. Quixotes a lutar contra moinhos de vento!
O caso é extremamente complicado. Não fazemos ideia, por exemplo, de quais os mecanismos que dão origens a eras geladas, bem como a eras temperadas, e sabemos que o planeta oscila entre as duas com alguma regularidade.
Posto isto, a poluição é má! Em todos os sentidos. Os carros devem passar para eléctricos, sobretudo para melhorar o ar e consequentemente a saúde nos grandes centros urbanos. Devemos procurar alternativas para a queima de combustíveis fósseis, devemos dar toda a atenção aos químicos que lançamos para o ar, devemos fazer os possíveis para arrumar a casa, uma vez que vivemos nela e os recursos não são ilimitados.
Mas, não é claro que o aquecimento global se deva à intervenção humana ou se é apenas parte dos ciclos normais do planeta.
Como exemplo, muito se fala da recessão dos glaciares em alguns pontos elevados da Europa… Aquilo que não é dito é que estes glaciares se formaram por volta de 1500, quando começou uma mini idade do gelo na europa, e que entraram em recessão por volta de 1850 quando as temperaturas aqueceram novamente. Com a recessão destes, têm sido revelados restos de florestas enormes que estavam lá há 600 anos.
Em conclusão, e uma vez que não entendemos o que se passa (e qualquer cientista que afirme categoricamente que sabe o que se passa devia ser capaz de explicar os dados que temos, e que são fidedignos, acerca do que se assou no planeta ao longo de centenas de milhares de anos), não só devíamos estar a fazer os possíveis por limpar a casa, como a prevenirmos a nossa adaptabilidade a condições diferentes no planeta.
Porque atribuir estas mudanças APENAS à intervenção humana é falacioso! É uma afirmação puramente política e ideológica! E estas são as mais perigosas!

Comentários